segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Educação no Campo e Pedagogia da Alternância foi tema de palestra



Educação no Campo e Pedagogia da Alternância foi tema de uma palestra proferida pela professora do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, Simone Bochi, na última segunda-feira, 16, no Salão de Atos da URI Santiago. O foco da palestra foi pensar em uma educação no campo e do campo.
Somente no Brasil, existem 273 centros familiares rurais por alternância. Na ARCAFAR SUL, da qual a região faz parte, e em demais casas familiares rurais, o jovem aprende a lidar e obter renda em sua propriedade, diminuindo assim o êxodo rural. 
A palestrante aproveitou para falar da trajetória histórica do Movimento das Casas Familiares Rurais. Ele  nasceu na França, em 1935, a partir da necessidade de criação de uma escola que correspondesse às necessidades reais e aos problemas vivenciados no campo. A Pedagogia da Alternância é uma alternativa para a Educação no campo, já que o ensino nesse contexto não contempla as especificidades e as necessidades da população que vive no meio rural.
Simone Bochi possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Direção de organizações - Universidad Del Museo Social Argentino (2002). É Doutoranda em Desenvolvimento Rural no PGDR/UFRGS. De 1995 a 2008, Simone foi professora na URI Santiago, inclusive, já coordenou o curso de Administração.
Através da direção da URI Santiago, a Universidade colocou-se a disposição para apoiar esta ideia e ser uma grande parceira deste projeto.

Foto:
- Diretora Acadêmica, Michele Noal Beltrão, recepcionando a palestrante, que já foi professora da URI Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário