quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Campanha de Fitoterápicos da URI Santiago

O uso de infusões e chás para tratamento das mais distintas moléstias é extremamente antigo e perpassa gerações. As plantas constituem-se em preciosa fonte de princípios ativos para os mais distintos tratamentos e, consagram-se, ao longo dos anos, como a principal fonte de medicamentos utilizada pelas populações.
A URI Câmpus de Santiago pretende envolver a comunidade por meio de uma campanha voltada a fitoterápicos. O objetivo é recolher, na comunidade, mudas de plantas utilizadas como medicinais. A etapa seguinte consiste no cultivo dessas em estufas hidropônicas e, posteriormente, pesquisa de seus princípios ativos. “Os estudos serão baseados em conhecimentos etnofarmacológicos, bibliografias e documentos tecnocientíficos, além de análises farmacológicas em laboratórios da universidade”, contou a professora Eliziane Mello. A campanha foi projetada a partir do Projeto de Implantação Experimental de Estufas Hidropônicas, que têm como pesquisadores os professores da URI, Vânius Veiga, Clóvis Fernando Bem Brum e Eliziane Mello. Esse projeto, conveniado com a Secretaria de Inovação Tecnológica do RS, através do PMTVJ –Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari, está sendo desenvolvido atualmente nos municípios do Vale do Jaguari.
Ao final da campanha, os resultados das pesquisas, incluindo descobertas de novas plantas com potenciais fitoterápicos, serão divulgados para que a comunidade conheça os verdadeiros benefícios dessas plantas.
Portanto, quem possuir em suas residências muda/sementes de diferentes plantas consideradas medicinais, pode encaminhar a URI Câmpus de Santiago. Essas deverão ser entregues à Bióloga da instituição, Eliziane, no Setor de Topografia e Licenciamento Ambiental ou no Laboratório de Análise de Sementes.
Informações pelo (55) 3251 3151/ 3157, professora Eliziane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário