segunda-feira, 22 de julho de 2013

URI Santiago reúne mais de 300 estudantes em seminário

Teve início esta tarde o III Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência PIBID- URI- Identidade Docente. O evento tem como objetivo a troca de experiências através da socialização das atividades desenvolvidas em cada Universidade que oferece o programa PIBID. O seminário contempla palestras, momentos culturais, apresentação de trabalhos em pôsteres, rodas de conversa e serão lançados o livro PIBID 2 e cadernos temáticos, que tratam sobre atividades desenvolvidas em cada subprojeto.
O seminário foi aberto por um momento cultural a cargo da Fanfarra do Exército. Antes, o hino nacional foi executado pelo músico Diogo Bonatto.
Fizeram parte da mesa de honra, as seguintes autoridades acadêmicas: professora Rosane Vontobel Rodrigues, Pró-Reitora de Ensino da URI e Coordenadora  Institucional do PIBID URI, professor Giovani Palma Bastos, Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e Coordenador de Gestão do PIBID URI, professora Michele Noal Beltrão, Diretora Acadêmica da URI Santiago, professora Maria Saléti Reolon, Coordenadora da área de letras URI e Coordenadora do PIBID URI Santiago, professora Sonia Beatriz Balverdi Zakrzevski, Coordenadora da área de biologia URI Erechim, professora Lucy Mary Duso Pacheco, Coordenadora da área de pedagogia/ ensino médio e do PIBID URI Frederico Westphalen, professora Denise Sponnchiado, Coordenadora da área de pedagogia/ alfabetização, professora Eliani Retzlaff, Coordenadora da área de matemática e do PIBID- URI Santo Ângelo, professor Claudemir Miguel Zuchi, Coordenador da área de filosofia.
A professora Rosane destacou a presença de nove instituições no seminário. “Cumprimento as delegações de pibidianos que percorreram grandes distâncias territoriais”, disse. “Nós, professores, somos seres em construção”, ressaltou ela.
A URI, atendendo a meta de construir um portal eletrônico para compartilhar o que seus professores e licenciados estão realizando pelo PIBID, disponibilizou oficialmente, durante a abertura oficial, o portal eletrônico do PIBID/URI.  A primeira palestra do seminário foi da Doutora em educação, professora Estela Maris Giordani. Ela abordou o tema “Identidade Docente”.
O seminário prossegue até esta terça-feira (23).
Universidades externas- Além de pibidianos da URI, participam a UFSM, UNIFRA, UNISC, UNICRUZ, UNIVATES, UNIJUÍ, Universidade Regional de Blumenau e Institutos Federais de Educação de São  Borja e de Porto Alegre.
O PIBID- É um programa do Ministério da Educação, sob a gestão da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário