quarta-feira, 17 de julho de 2013

URI Câmpus Santiago sediou V Seminário de Gestores
A URI Santiago foi palco, em dois dias, de muita discussão, reflexão, amizade, integração, cultura e

atualização. O Câmpus sediou o V Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI, recebendo em sua unidade as outras cinco, Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo. Participam deste seminário, todos os anos, os diretores dos Câmpus, diretores das escolas, chefes de departamentos, coordenadores de área do conhecimento, coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação lato e stricto sensu e técnicos-administrativos da Universidade. Cerca de 250 pessoas participaram em Santiago.  O seminário também recebeu o Reitor e os pró-reitores de Ensino, Rosane Vontobel Rodrigues, coordenadora do evento, de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos e de Administração, Clovis Quadros Hempel.
A programação:
O seminário teve início às 13h da segunda-feira, 15, com credenciamento. Na abertura, a Escola Especial Carlos Humberto Aquino Frota, a APAE, realizou o espetáculo “Sonhos e Pesadelos”.  O Diretor Geral do Câmpus Santiago, professor Francisco Assis Gorski, acolheu a todos na abertura, e, na sequência, o Reitor, professor Luiz Mario Silveira Spinelli, levou ao público o tema “Vivendo a Universidade”.
No 1° dia, após o coffee break da tarde, o professor Ricardo Rossatto falou sobre ensino superior e epistemologia no Salão de Atos. Na parte da noite,  a professora Michele Noal Beltrão, Diretora Acadêmica do Câmpus, foi a responsável pelo acolhimento. O público presenciou um grande espetáculo da Cia. Corpus de Ballet, da coreógrafa Viviane Spagnolo, professora de dança da Escola de Educação Básica da URI. O ballet dramático “Lago dos Cisnes” foi a primeira apresentação de uma noite repleta de cultura. Após a dança, o seminário trouxe um pouco de humor para a plateia com show do Mulita. No Círculo Militar, local onde ocorreu o jantar de confraternização, Nenito Sarturi e grupo Manancial, cantaram as consagradas: “Um Pito”, “Querência Amada” e “Canto Alegretense”, arrancando aplausos e emocionando a plateia, a qual fez inúmeros pedidos.
No 2° dia, terça-feira, a programação teve início às 8h30min, quando o professor Jorge Padilha dos Santos, Diretor Administrativo do Câmpus anfitrião, acolheu a todos. Logo após, a interdisciplinaridade foi o tema principal do professor Rafael Müller, da UNESC. Na manhã da terça-feira, o seminário foi dividido por segmentos.
Encerramento emocionante:
No fechamento, no Salão de Atos, o público presenciou “O Chapeleiro Maluco e o Check-up de Alice” , com os professores Giancarlo e Elisabete Cerutti, da URI Frederico Westphalen. Uma maneira lúdica de falar de educação, da URI, dos desafios atuais. A professora Rosane Vontobel Rodrigues fez um emocionado encerramento, em que realizou um retrospecto do que o seminário ofereceu, agradecendo de forma muito carinhosa a toda a equipe que se envolveu no evento.

O Reitor Spinelli despediu-se dos participantes de forma diferente: a Rua dos Poetas de Santiago serviu de inspiração para que ele gravasse uma mensagem de fechamento. Na mensagem, Spinelli fala do cenário escolhido, da função do seminário, da tecnologia e do valor que devemos dar a tantos objetos de uso diário que nos trazem tamanhos benefícios. “Eu tenho certeza que foi um  seminário muito produtivo, que fez com que as pessoas parassem para pensar na Universidade e estamos certamente retornando melhores para nossas casas a partir de mais esse momento vivido pela Universidade”. Cada participante recebeu um pen-card com a marca da URI na saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário