sexta-feira, 8 de março de 2013

CARTA-CONVITE PROJETO VER-SUS/CIES 13 2013 (Inverno)


O VER-SUS é um projeto que nasceu em 2001 no Rio Grande do Sul, na Escola de Saúde Pública, e em 2004 se transformou num projeto Nacional do Ministério da Saúde, chamado VER-SUS/Brasil. Desde a sua criação, a Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC participou deste projeto, oferecendo vivências nos serviços de saúde de Santa Cruz do Sul. Em janeiro de 2010 promoveu-se o VER-SUS/UNISC que teve a participação de acadêmicos da UNISC, UFSM e UNISINOS. Em 2011 e 2012, realizaram-se edições do VER-SUS/CIES 13, ampliando a vivência para mais municípios da região por meio de uma parceria com a Comissão Permanente de Integração Ensino Serviço – CIES 13. Destas, participaram acadêmicos da UNISC, UNICRUZ, UNIFRA, UNIPAMPA, USP, UFRGS, UFSM/ Santa Maria e Palmeira das Missões, UNIVATES, URI/ Santiago.
O VER-SUS é uma vivência no Sistema Único de Saúde, em que os alunos conhecem serviços do SUS (próprios e conveniados), instâncias do controle social, instituições e organizações sociais. A partir do conhecimento da realidade e do estudo de diversos autores, os acadêmicos podem pensar/analisar/refletir sobre as práticas e as teorias. Este não é um momento em que os estudantes realizam ações nos locais (como nos estágios curriculares), mas realizam a sua formação em contato com a realidade do sistema de saúde vigente no país. Esta experiência irá contribuir para a aprendizagem e a pratica dos acadêmicos, bem como para reflexões nos serviços sobre as ações/intervenções que são e podem ser realizadas.
O objetivo é contribuir para a formação de futuros profissionais críticos e sensíveis às necessidades da população e fortalecer o SUS. Além disso, visa a criação de novas relações entre estudantes, gestores da saúde, instituições de ensino e movimentos sociais, para efetivar a integralidade em saúde. Durante o VER-SUS, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar conquistas e desafios inerentes a um sistema amplo e complexo como o SUS, podendo aprofundar a discussão sobre trabalho em equipe, gestão, atenção, educação e controle social no Sistema.
A vivência que estamos organizando irá ocorrer de 14 a 26 de julho de 2013. Serão 23 vagas, sendo que destas 04 serão para facilitadores, 15 para acadêmicos da UNISC e CEPRU e 04 para acadêmicos de outras Universidades. As vagas serão preenchidas considerando a multiprofissionalidade e o conceito ampliado de saúde, o que possibilita aos acadêmicos de cursos não especificamente da área da saúde participarem da vivência.
Para participar, basta se inscrever (veja abaixo). Não há custos para a Vivência, mas cada selecionado deve responsabilizar-se por chegar à UNISC no dia 14/07 e depois voltar para seu local de residência. O grupo permanecerá, juntamente com os facilitadores do Projeto, alojado em hotel em Santa Cruz do Sul. 
       CONVITE - Se você, acadêmico(a) de outra Universidade do estado do Rio Grande do Sul, que não a UNISC, tem interesse em participar do VER-SUS/CIES 13 2013, encaminhe carta de intenções contendo: Dados de identificação e dados acadêmicos completos (curso, semestre, universidade); Motivação para participar; Expectativas a respeito do VER-SUS/CIES 13 e reflexões sobre como a sua participação contribuirá para modificar a realidade do local em que reside/estuda/trabalha. Formato: texto de 1 página; folha A4; margens 2,5; letra Arial, tamanho 12; espaçamento entre linhas 1.5. Encaminhe sua carta de intenções, bem como dúvidas e pedidos de maiores informações, para o e-mail: getesc_unisc@yahoo.com.br até o dia 20 de março de 2013.






-- 
Atenciosamente,
Drean da Costa
Acadêmico do IX semestre de Psicologia - URI Campus Stg
Componente do Coletivo IntenSUS - Interdisciplinariedade e Ensino no Sistema Único de Saúde 
Membro do Coletivo Vivências, Estágios e Movimentos no SUS - VIVER_SUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário