terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

16,24% da população de Santiago possui mais de 60 anos

Na tarde da quinta-feira, 14, a URI Santiago participou de videoconferência com a Universidade Federal do Maranhão, mais precisamente com o professor Isidoro Cruz Neto, para tratar sobre o NUCEPE, o Núcleo de Capacitação e Estudos do Processo do Envelhecimento/ Santiago, já que o referido professor é coordenador do NUCEPE de São Luiz do Maranhão. Estavam presentes acadêmicos, professores, colaboradores, bem como, a direção da URI.  Isidoro já esteve em Santiago palestrando na URI e realizando visitas ao asilo do município acompanhado de diversos acadêmicos.

O NUCEPE de Santiago está constituído por  professores, colaboradores e alunos da URI, profissionais da Secretaria Municipal da Assistência Social, do Conselho Municipal do Idoso de Santiago e do Projeto Municipal “Forma e Saúde”, acadêmico de Educação Física da UNIJUÍ, enfermeiras, bem como, Ministério Público. O núcleo nasceu com diversos objetivos, sendo um dos principais mobilizar a rede de ensino, a assistência social, a saúde e a comunidade em geral em torno de questões relacionadas ao envelhecimento.

Diante do grande crescimento da população idosa de Santiago e do Brasil, o NUCEPE  busca ser um espaço de práticas, pesquisa, projetos  e efetivação dos direitos ao envelhecimento.

Dados do IBGE no censo de 2010:
* 16,24% da população de Santiago possui mais de 60 anos

Realidade:
A população idosa brasileira é a que mais aumentou nos últimos 50 anos: em 1960 eram 3,3 milhões de idosos com mais de 60 anos e em 2010 esse número passou para 20,5 milhões. A ONU afirma que, em 10 anos, o mundo atingirá a marca de 1 bilhão de idosos e que, em 2050, a população com mais de 60 anos, será de 2 bilhões, ou seja, 20% da população mundial.



Mais alguns objetivos do NUCEPE:
* Buscar promover a mobilidade acadêmica entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a URI/ Câmpus Santiago
* Organizar o I Seminário Internacional “Interdisciplinaridade e os Direitos Humanos no Envelhecimento”. Este seminário deve ocorrer este ano na URI

Nenhum comentário:

Postar um comentário