terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Após ano especial, assessores pedagógicos confraternizam

A sala do programa União Faz a Vida, no prédio 09, da URI Câmpus Santiago, sediou um importante momento na última quinta-feira, 03, véspera do feriado. A equipe do programa, composta por seis assessores pedagógicos, realizou uma confraternização de encerramento das atividades de 2012, tendo contado com a participação da Diretora Acadêmica da URI, professora Michele Noal Beltrão, do Diretor Administrativo, Jorge Padilha e da chefe do setor de extensão, Maria Eunice.

A assessoria pedagógica do programa, a cargo da URI, auxilia a escola que fizer a adesão ao programa do SICREDI a desenvolver projetos com as crianças, famílias e comunidade. Também, o trabalho pode se estender aos gestores dessas instituições. Hoje, o grupo realiza um trabalho com sete municípios do Vale do Jaguari e dois de fora da região, totalizando nove cidades. Este ano, o número aumentará, já que as cidades de Rosário do Sul e Manoel Viana entrarão para a lista. Antes, o trabalho focava-se apenas no ensino fundamental, mas a equipe implantou recentemente atendimento junto à educação infantil das escolas.

Os assessores recebem formações continuadas no SICREDI para executarem o trabalho nos municípios. O programa na Universidade é ligado à  extensão, pois, além da assessoria pedagógica surgem outras demandas nas escolas. O curso de psicologia da URI, por exemplo, já esteve presente em instituições para bate-papos com professores. 

Em execução desde 2002, agora, chega a hora de escrever, ou seja, de publicar materiais, um ponto importante e destacado pela própria Diretora Acadêmica na confraternização. “A URI está com a ideia de começar escrever sobre o programa, sobre nossas práticas”, comemorou a coordenadora do programa na URI Cristiane Biscaino. Conforme ela, já existe muito material coletado. Os dois professores Cintia Teixeira e Dirceu Alberti irão auxiliar nestas publicações.

Em 2013, a equipe do União Faz a Vida segue com força total, viajando por vários municípios e levando além da assessoria pedagógica, ideias novas para as escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário