quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Putin pode ser banido da Olimpíada de Londres


LONDRES - O Reino Unido deve dizer ao premier russo e candidato à eleição presidencial, Vladimir Putin, que ele não é bem-vindo na Olimpíada de Londres, em julho próximo, a não ser que a Rússia faça esforços para conter violações de direitos humanos no país, informou o jornal "The Guardian".
A medida deve piorar ainda mais a já conturbada relação diplomática entre Londres e Moscou. O ex-ministro europeu e integrante do Partido dos Trabalhadores Denis MacShane deve fazer um apelo aos parlamentares para que o governo deixe claro que Putin não é bem-vindo.
Dezenas de chefes de Estado são esperados na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, marcada para o próximo dia 27 de julho. A rainha vai presidir o evento que contará com a participação das delegações de todos os países participantes, incluindo a Rússia.
A vitória de Putin nas eleições presidenciais russas, em março próximo, é dada como certa apesar dos últimos protestos e do descontentamento com seu partido, o Rússia Unida. Se o resultado for confirmado, Putin será empossado presidente em maio deste ano.
A Olimpíada tem um significado especial para Rússia. O país vai sediar os próximos jogos de inverno em 2012. Além disso, Moscou será a sede de outro importante evento esportivo, a Copa de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário