Foi um sucesso a cerimônia de lançamento do 3º Outubro Rosa em Santiago. Autoridades, convidados e a comunidade ouviram os pronunciamentos da Secretária de Saúde - Mara Machado, da Coordenadora do Centro Materno Infantil - Gisele Kolinski, do Prefeito Júlio Ruivo e do Deputado Chicão Gorski.
Todos os pronunciamentos foram objetivos e ativeram-se ao importantíssimo tema de conscientização contra o câncer de mama, no entanto, destacamos dois pontos:
1º) na fala do Prefeito Ruivo, ele fez alusão a um caso específico: uma profissional envolvida na edição anterior do Outubro Rosa, somente fez exame após tomar consciência naquela atividade. Concluindo a sua fala, o Chefe do Executivo afirmou que a referida mulher ao realizar o seu primeiro exame descobriu que estava acometida do câncer. Imediatamente após o diagnóstico, ela iniciou o tratamento com sucesso. Atualmente, essa senhora faz radioterapia e desempenha todas as suas funções pessoais e profissionais.
2º) Por sua vez, o Deputado Chicão Gorski após fazer um breve relato sobre o sistema de saúde pública, desafiou ao Executivo Municipal e aos organizadores do Outubro Rosa que promovessem o Novembro Vermelho ou Janeiro Azul (ou ainda qualquer outro mês com qualquer outra cor) visando conscientizar os homens sobre a necessidade de seguirem o exemplo das mulheres, procurando os médicos para realizarem os seus exames.
A bela noite foi encerrada com a participação da Fanfarra da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e apresentações especiais da Escola Criança Feliz. O outro destaque da atividade foi a bandeira gigante com o lema da campanha. O pavilhão foi içado por uma viatura da SIRTEC, empresa que recentemente deu sobeja mostra de sua capacidade técnica e operacional, ao restabelecer em tempo recorde a energia elétrica na área fortemente castigada pelo vendaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário